quarta-feira, 2 de março de 2016

Plínio Ayrosa - A História

EMEF.PLÍNIO AYROSA/DRE-FÓ






Plínio Marques da Silva Ayrosa (1895-1961)


      Plínio Marques nasceu em São Paulo, foi engenheiro, filósofo, professor de etnografia e especialista em dialetos Tupi e Guarani da Universidade de São Paulo, USP.
          Enquanto cursava a escola Politécnica, do Rio, trabalhava como repórter na Gazeta de Notícias e, nas horas vagas, dedicava-se aos estudos do Tupi e do Guarani.
          Quando terminou seu curso, tirou o 1º lugar de sua turma e ganhou uma viagem à Alemanha. Lá, Ayrosa encontrou um centro de estudos da língua indígena brasileira, estudiosos do assunto e obras sobre o Tupi e o Guarani. A convite de Sud Menucci (1892–1984), então Secretário da Educação, Ayrosa iniciou a realização, em São Paulo, de um curso de Tupi e de Guarani. Começou a lecionar em 1931, e, três anos mais tarde, tornou-se Professor Titular da Cadeira de Tupi da Universidade de São Paulo.
          Em 1947, já havia publicado cerca de 120 obras. Logo em seguida, com um grupo de colaboradores, construiu o Museu Indianista, um centro de estudos sobre o índio, sua língua e seus costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário